Juliana Bertolin Gonçalves

Nutricionista CRN-8 2401

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UFPR- Setor de Ciências da Saúde)

Docente da Faculdade Paranaense FAPAR

Membro do CONSEA PR, FESSAN PR, CORESAN-RMC

  

Nas últimas décadas, com o aumento de incidência das doenças crônicas, cresceu a preocupação com a prevenção e a qualidade de vida. Nesse contexto tem havido maior interesse popular em relação à adoção de práticas saudáveis, nas quais a boa alimentação e a nutrição ganham destaque, sobretudo os alimentos orgânicos.

O que são Alimentos Orgânicos?

Alimentos orgânicos são os produzidos com técnicas que respeitam o meio ambiente, sem o uso de produtos químicos, deixando o solo livre de qualquer agressão e não causando malefícios para o produtor e o consumidor. Sua produção exige cuidado especial com a água e o solo, que devem ser preservados, sendo utilizada somente matéria vegetal e animal para a adubação (húmus de minhoca, esterco curtido, adubação com leguminosas). O controle biológico de pragas de forma limpa é outra preocupação dos produtores de alimentos orgânicos, pois favorece o organismo e ainda o meio ambiente, já que não utiliza sementes transgênicas para o cultivo. Além disso, o produtor não pode modificar as características reais do solo e do meio ambiente a ser utilizados no plantio.  

Qualidades Nutricionais

Os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde e o meio ambiente, a curto e longo prazo, já começam a ser mais reconhecidos e admirados pelos consumidores, aumentado a procura por estes produtos, ainda que sejam considerados mais caros para uma parcela significativa da população.  

Os alimentos orgânicos possuem menores níveis de resíduos de pesticidas ou, simplesmente, não contêm quantidades detectáveis de tais resíduos uma vez que existem diferenças relativas à qualidade nutritiva, quando se estabelece uma comparação entre os alimentos produzidos pelos métodos orgânico e convencional, sendo que outros fatores podem interferir na composição dos alimentos, tais como: fatores genéticos, práticas agronômicas, clima e condições de pós-colheita, entre outros (PUSSEMIER et al., 2006). 

Principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil

Merecem destaque os seguintes produtos: cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva. Também há produtos animais orgânicos, como ovos e carnes, obtidos de animais criados sem anabolizantes, hormônios ou antibióticos, que se alimentam de grãos, cereais, sementes, verduras e legumes orgânicos.

Para adquirir produtos orgânicos, basta que o produto tenha um certificado de procedência na embalagem como o exposto abaixo:

Higiene

Vale ressaltar que, apesar de serem alimentos muito mais saudáveis, o cuidado com a higiene deve ser o mesmo que se tem em relação aos alimentos convencionais. Ou seja, os alimentos orgânicos crus devem ser bem lavados e em água corrente, pois também há o risco de contaminação por bactérias e coliformes fecais e outros contaminantes naturais.

 

 

Referência

PUSSEMIER L; LARONDELLE Y; PETEGHEM CV; HUYGHEBAERT A. Chemical safety of conventionally and organically produced foodstuffs: a tentative comparison under Belgian conditions. Food Control. 2006; 17: 14-21.

 

Mais informações

http://abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/

 

Circuito da Feiras Orgânicas - Curitiba

- Jardim Botânico

Sábados - das 07h às 12h Rua Dr. Jorge Mayer – Praça de Itália ao lado da Igreja

- EMATER

Feira Mista, orgânico e convencional - Quartas-feiras - das 07h às 12hRua da Bandeira em frente a EMATER

- Seminário

Terças-feiras - das 07h às 12h - Rua João Argemiro de Loyola

- Praça do Expedicionário

Quartas-feiras - das 07h às 12h - Rua Saldanha de Gama (Praça do avião)

- Passeio Público

Sábados - das 07h às 12h - Rua Presidente Faria

- Praça do Japão

Quintas-feiras - das 7h às 12h - Av. Republica Argentina com av. 7 de setembro

 - Prefeitura Municipal de Curitiba

Quartas-feiras - das 07h às 11h - Rua Papa João XXIII ao lado da Prefeitura

- Cabral

Quintas-feiras - das 07h às 12h - Praça São Paulo da Cruz (Igreja do Cabral) - Av. Paraná esquina com rua Bom Jesus.

- Praça da Ucrânia

Sábados - das 07h às 12h - Av. Candido Hartmann esquina com ruas Pe. Anchieta e rua Capitão Souza Franco.

- Santa Felicidade

Sábado das 07h ás 12h - Praça Piazza San Marco - Via Veneto, em frente à Rua da Cidadania de Santa Felicidade - Santa Felicidade.

- Mercado Municipal – Setor Mercado Orgânico

Rua da Paz nº 608.

- Portão

Terças-feiras das 07h às 12h - Praça Desembargador Armando Carneiro -  entre as ruas Prof. Euro Brandão e Av. República Argentina ao lado do terminal de ônibus Portão

- Santa Quitéria

Sábado das 07h ás 12h - Praça Francisco Ribeiro Azevedo de Macedo - entre as ruas Boayuva, Curupaitins, Prof. Brasilio Ovídio da Costa, e Capiberibe

- Cristo Rei

Terças-feiras - das 17h às 21h - Av Marechal de Alencar Castelo Branco esquina com Rua Gottlieb Rosenau