"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"

O Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8) promove, nos dias 31 de março e 7 de abril, a Semana da Nutrição e da Saúde. A frase "Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio", atribuída a Hipócrates, considerado o “Pai da Medicina” inspira o evento. O objetivo é falar sobre Promoção da Saúde por meio da alimentação.

O Dia Nacional da Nutrição foi instituído pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população acerca da importância da saúde e da alimentação adequada, bem como, para que as instituições, públicas e privadas, pensem como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável na área de alimentação e nutrição.

Em 1948, Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial da Saúde com o objetivo de conscientizar a população dos vários aspectos e fatores que envolvem a saúde.

A promoção da Saúde Alimentar é um tema bastante presente nas publicações das instituições públicas dessa área. Em 2009, por exemplo, a Prefeitura de Curitiba lançou a "Cartilha de Orientações para a Família Curitibana", com o objetivo de orientar as famílias acerca da alimentação mais adequada desde o nascimento até o envelhecimento. Além do conhecimento referente a alimentação, a Cartilha também informa sobre como plantar, comprar, armazenar, conservar, preparar e comer diversos alimentos. Abaixo, tabela retirada dessa Cartilha, que pode ser acessada, na íntegra, no site do CRN-8 clicando aqui.

Tabela

Cabe lembrar ainda que, em 2014, o Ministério da Saúde lançou o Guia Alimentar para a População Brasileira. No Guia, são sugeridos cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e equilibrada, como a utilização de alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas). Há também a sugestão para que se evitem os alimentos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes). O lançamento ocorreu durante a reunião do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, no final do ano passado.

Programação Dia da Nutrição e Dia da Saúde
Orientação sobre os benefícios da alimentação saudável - CRN-8
Dia 31/03
Local:
Mercado Municipal
Horário: de 13h às 14h – SMAB – Cozinha Gourmet – Orientação com demonstração de receitas; de 14h às 17h – Orientação e entrega de material gráfico no local
Dia 07/04
Local: Feira Livre do Rebouças
Horário: 09h00 às 11h00 - SMAB – Orientação com demonstração de receitas e entrega de material gráfico no local.