Notícias

Audiência pública marca o Dia do Nutricionista

50 anos da profissão no Brasil é destaque na comemoração

O Dia do Nutricionista, comemorado nesta quinta-feira (31), foi marcado pela audiência pública “Conquistas da Nutrição em 50 anos de Regulamentação da Profissão no Brasil” realizada no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná. O evento se constituiu como um espaço de conscientização acerca do papel fundamental do nutricionista na formação de bons hábitos alimentares, bem como de debates e discussões de temas como o direito de todos a uma boa alimentação e do necessário envolvimento do Poder Legislativo na promoção da saúde da população.

A Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 8a Região (CRN-8), Maria Emilia Daudt von der Heyde apresentou o histórico da evolução da profissão no país e destacou a importância de sensibilizar os legisladores a se comprometerem com a promoção da saúde da população. Ela destacou a inserção do nutricionista nas políticas públicas e  nas equipes multiprofissionais de saúde, e a importância da ética na atuação profissional. "Em nossa história já tivemos várias vitórias e a regulamentação da profissão há 50 anos foi uma das primeiras; ainda temos o desafio de promover a valorização do nutricionista, esse profissional essencial para a população, que contribui para a promoção da saúde, defendendo o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável”, disse.

A audiência pública também destacou a importância do nutricionista na formação de hábitos alimentares saudáveis na promoção da saúde, com a palestra do microbiologista Bruno Zylbergeld. “Hoje a nutrição não é só aquela parte dietética receitada em consultório, mas um todo que envolve inclusive a boa ingestão de alimentos e a sua digestão, com um bom funcionamento do sistema gastrointestinal”, afirmou.

Além dos palestrantes a audiência pública, proposta pela deputada Claudia Pereira (PSC), contou com a participação da presidente Associação dos Celíacos do Paraná (ACELPAR), Solange Cristina do Nascimento. Claudia Pereira concordou com a Presidente do CRN-8 acerca da importância do legislativo promover estas discussões, pois elas permitem aprofundar o conhecimento sobre temas diversos, até para auxiliar nos projetos de lei. “Trabalhamos aqui no Parlamento para que a nutrição possa ser mais adequada e que as pessoas tenham mais consciência, ingerindo alimentos saudáveis. Já promovemos diversas iniciativas legislativas nesse sentido e ouvir especialistas sobre o tema é sempre enriquecedor para o poder público”.