Notícias

CRN-8 divulga ações no Itinerante do CFN/CRN

Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento que apresentou as ações realizadas pelo CRN-8 no Paraná

A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Regional (CRN-8), Maria Emilia Daudt von de Heyde, encerrou na última sexta-feira, 18 de agosto o Itinerante do Sistema CRN/CFN em Foz do Iguaçu, com a apresentação das Ações da Gestão 2015 a 2018. O evento contou com a presença do prefeito de Foz de Iguaçu, Chico Brasileiro, do presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Élido Bonomo, e também do colegiado do CFN, presidentes de conselhos regionais profissionais e nutricionistas da região.

Segundo Maria Emilia, o programa de interiorização tem o objetivo de sensibilizar os gestores e aproximar os profissionais do Conselho. “O que almejamos é a consolidação do compromisso social do CRN-8 com a sociedade. Neste ano, que comemoramos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil, temos o desafio de promover a valorização do nutricionista, esse profissional essencial para a população, que contribui para a promoção da saúde, defendendo o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável”, disse.

A presidente também destacou que o CRN-8 trabalha pela ética na atuação profissional e mantendo o foco na eficácia nas ações de avaliação constante nas práticas profissionais. “O nutricionista precisa ter uma formação generalista, humanista e crítica, para atuar visando à segurança alimentar e nutricional, com vistas à atenção à saúde e à prevenção de doenças. O Sistema CFN e CRN está ao lado do nutricionista, fiscalizando o exercício ilegal da profissão e promovendo a atuação ética na atenção à sociedade. Não podemos descuidar da nossa missão e do diálogo necessário com a sociedade”, afirmou. 

Ações

O CRN-8 intensificou as ações de orientação e fiscalização nos últimos anos para atingir os objetivos citados pela presidente. Para aproximar os profissionais do conselho, a entidade oferece palestras mensais, nos programas “Entre, a Casa é Sua” e “CRN-8 Itinerante/Interiorização”, levando o conselho às várias regiões do estado. Além disso, há o “CRN-8 Jovem” e o “CRN-8 nas IES”, aproximando o Conselho dos acadêmicos.

Já para esclarecer sobre a utilização da publicidade pelo nutricionista, a entidade promoveu a palestra "A utilização da publicidade pelo nutricionista". Também foram organizados encontros e seminários entre profissionais, professores e coordenadores, para esclarecimentos e debates sobre temas como formação profissional, alimentação infantil e escolar.

O CRN-8 também ampliou o alcance das informações, por meio dos canais virtuais, no site e nas redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, onde são postadas parte das palestras realizadas na sede do CRN-8 para apreciação dos inscritos em outros municípios.

Já no campo da fiscalização, o Sistema CFN/CRNs, ao constatar a ocorrência de irregularidades praticadas no campo de atuação do nutricionista, realiza ações internas e, em parceria com as autoridades competentes, promove a fiscalização e a repreensão a essas condutas.

O CRN-8 também elabora ações jurídicas e políticas, como as direcionadas às operadoras de saúde, com o objetivo de garantir os exames laboratoriais, participação na Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional e a Educação, Manifesto em Defesa do SUS.

No final de 2016 o CRN-8 organizou a IV Edição do Seminário Regional “Educação Alimentar e Nutricional – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Modalidade Compra Institucional: Fortalecendo ações para promoção da Alimentação Saudável”, que reuniu os nutricionistas de vários municípios do Paraná e outros estados ligados à área de aquisição de alimentos nas empresas públicas, incentivando a agricultura familiar e a soberania alimentar.

Já em 2017 o CRN-8 reuniu-se com representantes de Conselhos da Área da Saúde por meio do Fórum de Conselhos Regionais da Área da Saúde, com os objetivos de fortalecer as entidades, responder as reivindicações da sociedade e garantir o direito à saúde e bem-estar.

ESTATÍSTICA DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS EM 2017

Ações da Fiscalização: 22.923

Ações do Cadastro: 25.372

Denúncias Tramitadas: 88 

Processos éticos instaurados: 26