NOTÍCIAS E ARTIGOS
|
Carreira
A mídia como parceira na valorização profissional
CENTRAL DE NOTÍCIAS
Nº 9 – JUNHO DE 2011
A imprensa pode se tornar uma boa parceira para transmitir informações sobre saúde e alertar a sociedade para questões importantes ligadas à alimentação e Nutrição. No entanto, ocupar este espaço de divulgação, valorizando a profissão e ajudando a fornecer informações corretas e de qualidade para a população também deve ser iniciativa dos nutricionistas.
Em geral, os jornalistas recebem as informações de assessorias de imprensa, mas nada impede que os próprios profissionais encaminhem aos veículos de sua região sugestões, por exemplo, sobre uma pesquisa que tenha realizado com resultados relevantes ou um projeto que desenvolva em sua atuação profissional.
Alguns veículos de comunicação mantêm profissionais responsáveis por selecionar os assuntos que serão noticiados, chamados de pauteiros. Em outros, o próprio editor ou repórter pode receber as informações. Em caso de dúvida você pode telefonar para o veículo e perguntar quem é o responsável por receber as pautas. Mesmo não tendo um tema específico, você pode deixar seus contatos para eventuais entrevistas sobre temas relacionados à alimentação e nutrição.
A conselheira do CRN-8, Denise Johnsson Campos Amaral, conta que tem trabalhado em parceria com mídias locais há alguns anos. “Minha primeira experiência foi na divulgação de um trabalho realizado ainda na graduação. Como os resultados foram relevantes achei importante divulgar para a sociedade”, contou. Ela afirma que não encontrou dificuldades para divulgar informações de interesse da população.
Depois de algumas iniciativas a profissional conta que passou a fazer parte do cadastro dos veículos e hoje recebe vários pedidos de entrevistas. “Eu considero importante divulgar informações sobre alimentação e prevenção de doenças, sempre que o tema está dentro da minha da área de conhecimento.”
| Confira a seguir sugestões de várias assessorias de imprensa
para
um bom relacionamento com os veículos de comunicação |

- Trate o jornalista com cordialidade: não é preciso demonstrar superioridade, nem adular.
- Fale com clareza e objetividade, para evitar interpretações equivocadas do jornalista. Seja didático, pois o profissional não é necessariamente um especialista na sua área de conhecimento. Evite usar linguagem muito coloquial ou muito rebuscada.
- Destaque os principais pontos do assunto, no início da entrevista e retome os itens básicos ao final, de modo a reforçar a essência do tema.
- Evite expressões herméticas ou técnicas, bem como siglas ou abreviações não comuns. Se for necessário utilizá-las, explique ao profissional o significado.
- Reúna o maior número possível de informações sobre o tema abordado antes da entrevista, garantindo a exatidão das informações.
- Procure ser pontual.
- Sempre olhe o entrevistador nos olhos. No caso de entrevista para TV, olhe para a câmera quando falar.
- Nas entrevistas para rádio e TV, procure formular frases curtas para facilitar a edição.
- Evite interromper as entrevistas, mesmo por telefone ou cancelar uma entrevista agendada. Se for preciso, proponha outra data com antecedência.
- Evite pedir para ler a matéria antes da publicação. É preferível colocar-se a disposição do profissional para esclarecer qualquer dúvida no momento da redação da matéria.
- Não espere que todas as sugestões sejam aceitas pelos veículos. Muitas vezes o assunto que não pôde ser noticiado em uma oportunidade, pode ser pautado em outro momento.
- Em geral, estes espaços em veículos jornalísticos são gratuitos, mas lembre que o repórter é um profissional interessado em transmitir informações importantes para a sociedade e não tem obrigação de citar o nome da empresa onde o profissional trabalha ou o endereço do consultório.
|
Leia também:
|