Mapa do site
 
Apresentação
Perfil organizacional
Estrutura
Colegiado
Imprensa
Contato
 
Inscrição no Conselho
Áreas de atuação
Códigos de Ética
Legislação
Instituições de Ensino
 
Notícias e artigos
Nutrição na mídia
Agenda de cursos e eventos
Mural de avisos
Audiovisual e publicações
Concursos
Licitações
Sites sugeridos
 
Início | Notícias e artigos | Nutrição especial ganha guia de atendimento em Curitiba
NOTÍCIAS E ARTIGOS

Nutrição especial ganha guia de atendimento em Curitiba

13 DE ABRIL DE 2011
Guia do Programa de Atenção Nutricional às Pessoas com Necessidades Especiais de Alimentação (PAN).
Foto: Valdecir Galor/SMCS
 

Os profissionais da rede municipal de saúde que acompanham pacientes com necessidades especiais de alimentação já podem orientar seu trabalho por meio de um guia específico: o protocolo interno do Programa de Atenção Nutricional às Pessoas com Necessidades Especiais de Alimentação (PAN) – que desde agosto de 2006 ajuda pacientes com doenças que comprometem o funcionamento normal do trato gastrointestinal, crianças com alergia ou intolerância alimentar e pacientes com desnutrição secundária. Ele foi lançado na última sexta-feira (8) pela secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, e representantes das entidades participantes da elaboração do documento.

Segundo Eliane, a adoção das diretrizes é um avanço para o setor. “Curitiba já havia inovado ao implantar um programa inteiramente mantido com recursos municipais e agora dá um passo adiante ao organizar o atendimento em toda a rede municipal de saúde”, disse. Além de oferecer consultas básicas, especializadas e exames aos pacientes de todas as idades que não podem se alimentar normalmente, o programa prevê o suporte domiciliar a familiares e cuidadores profissionais no preparo das dietas pastosas artesanais e, em casos especiais, fornecimento de dietas industrializadas.

Beneficiários

Desde sua implantação, o PAN atendeu 3.386 pacientes. As crianças são o público mais frequente da ação, demandando 42,1% dos atendimentos. A seguir vêm os idosos (27,7%), adultos (19%) e adolescentes (11,2%). O bebê Clara Maria Elias Serra, que completa 1 ano em abril, faz parte desse público desde junho.

Cuidada pela avó, Cleide do Rocio Elias, Clara começou a ser aleitada com leite de vaca desidratado e logo manifestou alergia à proteína do produto. Dermatites e diarréia com sangue compunham os sintomas, que assustaram a avó. Levada ao médico da Unidade de Saúde Umbará II, no Tatuquara, a menina foi inscrita no programa e começou a receber leite especial industrializado.

Clara Maria, 1 ano, inscrita no Programa de Atenção Nutricional, sofre de alergia a proteína do leite, e recebe atendimento da nutricionista Camila da Unidade de Saúde Umbará, acompanhada pela avó, Cleide do Rocio Elias.
Foto: Brunno Covello/SMCS
 

O primeiro produto prescrito, caso fosse comprado por encomenda nas farmácias comerciais, custaria R$ 148 cada lata. Em seu primeiro mês como beneficiária da iniciativa, Clara consumiu sete latas. Agora que está mais velha e diversificando a dieta, a menina usa outro tipo de leite que, para consumo particular, custa R$ 42 cada lata. Pela unidade de saúde, tudo é custeado pela Prefeitura – incluindo as consultas especializadas em gastroenterologia com o pediatra Aristides Schier da Cruz, na Unidade Mãe Curitibana, e o acompanhamento ambulatorial e domiciliar feito pela nutricionista Camila Malinoski Simas, na Unidade Umbará e em casa.

O tipo de intolerância alimentar manifestado por Clara Maria é a segunda causa de ingresso no Pan, responsável por 18,6% dos casos. As doenças do Sistema Nervoso Central, com destaque para as paralisias cerebrais e as demências, vêm em primeiro lugar, com 27,2% dos pacientes inscritos. A seguir estão as doenças do aparelho circulatório (15,7%), câncer (12,1%) e doença renal (3,1%), entre outras morbidades.

Participaram da solenidade de lançamento do protocolo as coordenadoras municipal e estadual das áreas de alimentação e nutrição, Ângela Lucas de Oliveira e Adriane Leandro; a presidente do Conselho de Nutricionistas da 8ª Região, Lili Purim Niehues; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no Paraná, Carmem Moura Santos; a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Edilcéia do Amaral Ravazzani; o secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá Vaz; e os representantes da Sociedade Paranaense de Pediatria, Claudete Closs, e da Secretaria Municipal do Abastecimento, Hélio Ventura.


Redação da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba.

 

   
Carregando ferramenta de busca...

Dicas de busca | Mapa do site