CRN-8 lança prêmio “Maria Emilia Daudt von der Heyde” para"Nutricionista Destaque do Ano"

quarta, 28 de agosto de 2019 às 18:30:00
IMG_0730.jpg

Durante a comemoração do Dia do Nutricionista, 28 de agosto, o vice-presidente em exercício do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região, Alexsandro Wosniaki (CRN-8 3823), lançou o prêmio “Nutricionista Maria Emilia Daudt von der Heyde”, que premiará o Nutricionista Destaque do Ano.

A premiação acontecerá durante as comemorações do Dia do Nutricionista, a partir de 2020 e representa o reconhecimento da entidade aos nutricionistas que se destacaram nas suas áreas de atuação. Maria Emilia, carinhosamente chamada de Mila, foi presidente do CRN-8 no colegiado 2015/2018 e conselheira na gestão 2012/2015, tendo se destacado no processo de reconhecimento da importância da profissão.

No lançamento, a nutricionista Deise Regina Baptista (CRN-8 699) fez a entrega simbólica do prêmio, in memoriam, ao esposo de Mila, o Dr. Raul von der Heyde, também nutricionista e presidente do CRN-8 na Gestão 2006/2009. Ao receber a comenda, ele falou da trajetória da Mila como a primeira nutricionista do Paraná a ser conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas e da luta de ambos pela criação do CRN-8. “O Conselho Regional do Paraná foi, durante 26 anos, de 1980 até 2006, parte da jurisdição de São Paulo. Assumimos a tarefa de fazer o desmembramento e minha tarefa, durante um ano, foi ir semanalmente a São Paulo, como conselheiro, costurar este processo. A Mila foi para o Conselho Federal de Nutricionistas e atuamos em conjunto para conseguir esse objetivo", disse.

Raul contou que, juntos, viveram 40 anos de militância em favor da nutrição. "Tivemos a oportunidade e a felicidade de estar presentes nas datas que foram importantes para nós, como em outubro de 1978, quando foi assinada a criação dos Conselhos de Nutrição, e em março de 1979, com a criação do CFN. E, com muita honra, compusemos o grupo que teve a responsabilidade de escrever o primeiro regime do CFN”, contou.

Palestra - Após o lançamento do prêmio, a diretora-geral do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), Claudia Silvano, realizou palestra com o tema "Direito do Consumidor no Atendimento Nutricional e a Defesa da Qualidade dos Serviços de Saúde Prestados à Sociedade", e participou, na sequência, de animado debate.