CRN-8 realiza XII Encontro dos Coordenadores dos Cursos Superiores em Nutrição do Paraná

quarta, 03 de julho de 2019 às 09:00:00
WhatsApp Image 2019-07-04 at 17.39.21.jpeg

Encontro teve como objetivo discutir a atualização das DCNs para fortalecer a graduação de acordo com as demandas da contemporaneidade.

 

O Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8) realizou o XII Encontro dos Coordenadores dos Cursos Superiores em Nutrição do Paraná, na última quarta-feira, 03/07, no Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo foi promover a reflexão acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação de Nutrição, com a presença dos coordenadores, supervisores de estágios e professores dos cursos de graduação Nutrição no Paraná. Foram realizadas palestras das áreas de saúde e políticas públicas, metodologias ativas para docência, marketing e planejamento. Além disso, foram apresentadas experiências exitosas na área da docência.

Para a Dra. Magda Ambros Cammerer, colaboradora da Comissão de Formação do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), todas as palestras foram essenciais, pois trataram de temas e experiências que desenham as Diretrizes Curriculares Nacionais de Nutrição (DCN) e, assim, desenham o futuro da atuação do nutricionista. "Esta gestão do CFN tem a preocupação de definir a DCN, por isso o Sistema CFN/CRN está realizando os encontros com coordenadores e professores, fortalecendo a graduação da Nutrição. São estas conversas que vão fomentar a discussão do Encontro Nacional de Formação Profissional, que será realizado em setembro", disse.

A coordenadora da Comissão de Profissional do CRN-8, Thais Regina Mezzomo (CRN-8 3526) afirmou que o Sistema pretende melhor formação do nutricionista. "O foco é melhorar a formação do nutricionista, de acordo com o cenário atual, para repercutir na melhor saúde e qualidade de vida da população. Com uma boa formação a população tem melhor assistência, melhor cuidado".

As palestras realizadas abordaram o atual cenário das políticas públicas na saúde, tecnologia, empreendedorismo e docência, além de esclarecer como a atualização nessas áreas é essencial na formação do nutricionista. Magda e Thaís reforçam que é necessário pensar a graduação neste novo momento de mundo. "É necessário nos adequarmos de acordo com as novas demandas da sociedade, tanto da saúde quanto do mercado", argumentou Thaís.

Temas - O debate com os coordenadores teve como temas principais os eixos norteadores da formação do nutricionista, as competências necessárias para essa formação e as habilidades necessárias para atingi-las, bem como o papel do docente, as inovações importantes na formação e as implicações do uso do EaD na formação acadêmica, considerando os componentes curriculares com horas de prática e os estágios.

Palestras - Foram realizadas palestras com a analista da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Dra. Simone Costa Guadagnin, sobre a Formação do Nutricionista para o Sistema Único de Saúde – SUS; com o Dr. Eduardo Fofonca, Pós-Doutor em Ciências Humanas/Educação (UNESP), sobre a Utilização de Metodologias Ativas na Docência; com o Professor e profissional da área de Marketing e Planejamento, Dr. Achiles Junior, sobre Competências e Habilidades necessárias ao mercado de trabalho; com a professora-assistente e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Escola de Medicina na PUCPR, Dra. Aline Cadena Von Bathen, sobre Experiências Exitosas em Matrizes por Competências; e com a Doutora em Ciências da Saúde - Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dra. Magda Ambros Cammerer, que propôs reflexões para a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais da Nutrição.