CRN-8 se despede da querida Mila

sábado, 02 de fevereiro de 2019 às 09:40:00
mila.jpg

A diretoria do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8), bem como os conselheiros e funcionários dessas entidades, se despedem da nutricionista Maria Emilia Daudt von der Heyde, carinhosamente chamada de Mila, que faleceu no dia 02 de fevereiro, sábado. Ela foi presidente do CRN-8 na gestão 2015/2018 e conselheira na gestão 2012/2015. Se dedicou, com amor e inegável senso ético, à luta pela valorização do nutricionista e pela defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.

Segundo seu filho, Marcelo Heyde, Mila tinha uma personalidade enérgica, era alegre e generosa, com uma mente sagaz. “Por onde passou, deixou uma semente, ajudou muitas pessoas e fez muitas realizações. Era um farol aceso para dar um norte às pessoas próximas e a todos os navegantes”.

História de Conquistas

Presidir o CRN-8 foi apenas uma de suas conquistas durante a vida. Mila também foi professora do departamento de Nutrição da UFPR e a 1ª doutora em Nutrição do Paraná, sendo a 1ª mulher a ser diretora do Setor de Ciências da Saúde da UFPR e ocupado o cargo de assessora especial do gabinete da reitoria no período de 2008 a 2016. Além disso, foi diretora-secretária do Conselho Federal de Nutricionistas.

Foi uma das personalidades mais atuantes na formação do CRN-8, estando ativa desde o seu início, em 2006, quando era conselheira do CFN. Como presidente do CRN-8 idealizou e colocou em prática diversos programas, como o "Entre, a casa é sua!", "CRN-8 Jovem", "Café com CRN-8" e o "Formei e Agora?", além de dar continuidade aos programas “CRN-8 nas IES” e “CRN-8 Itinerante”.

Mila foi atuante na defesa das políticas públicas referentes à nutrição e à alimentação, defendendo a valorização da categoria e sempre lutando pela segurança e soberania alimentar, conscientizando a população, parlamentares e administradores públicos sobre a importância do trabalho do nutricionista na promoção da saúde. Em 2016, recebeu a homenagem pelos 10 anos do CRN-8, prestada pela Câmara Municipal de Curitiba, e, em 2017, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná, quando foram comemorados os 50 anos de regulamentação da profissão no Brasil.

Deixa um legado de realizações e respeito à profissão. Neste momento de luto, o CRN-8 se solidariza com os familiares e amigos dessa tão ilustre profissional, que tanto se dedicou às causas da nutrição e foi fundamental para o engrandecimento da profissão.

NOSSO ADEUS E GRATIDÃO!