Dia Internacional do Diabético propõe conscientização sobre a doença

quarta, 19 de junho de 2019 às 13:00:00
dedo.jpg

Dia 27 de junho é o Dia Internacional do Diabético. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a doença e as formas de tratamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 6% da população mundial tenha diabetes, isto é, 240 milhões de pessoas. Dados de projeção mundial mostram que até 2025 esse número irá aumentar mais de 50%, cerca de 380 milhões de pessoas passarão a sofrer desta doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. A insulina é o hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o corpo. É possível viver tranquilamente com a doença, basta seguir o tratamento regularmente e adotar hábitos saudáveis.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-8), Deise Regina Baptista, o cuidado nutricional em Diabetes Mellitus (DM) é uma das partes mais desafiadoras do tratamento e das estratégias de mudança do estilo de vida. “A relevância da terapia nutricional no tratamento do DM tem sido enfatizada desde a sua descoberta, bem como o seu papel desafiador na prevenção, no gerenciamento da doença e na prevenção do desenvolvimento das complicações decorrentes”, diz.

Tendo em vista que a prevenção é a melhor opção para evitar doenças como o diabetes, o Ministério da Saúde lançou em 2014 o “Guia Alimentar para a População Brasileira” com o intuito de auxiliar a população no cuidado com a alimentação e nutrição.