Doença Celíaca vira pauta na ALEP, nesta terça-feira

terça, 07 de maio de 2019 às 11:00:00
ALEP.jpeg

Aconteceu nesta manhã, o IV Encontro Estadual do Dia do Celíaco – Doença Celíaca na infância e Adolescência, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento foi proposto pelo deputado Evandro Araújo (PSC) e trata a importância do diagnóstico da doença celíaca ainda na infância. O Dia Estadual do Celíaco é celebrado anualmente no dia 20 de maio, desde 2016, quando a lei proposta pela ex-deputada Claudia Pereira (PSC) foi aprovada pelo Poder Legislativo.

As conselheiras do Conselho Regional dos Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8), Thatielly Schwarzbach de Souza Garcia e Thais Bordenowski da Silva, estavam presentes no evento. A nutricionista Priscila Zenetti Oms palestrou sobre os aspectos da dieta sem glúten para celíacos. Além dela, também estiveram presentes no evento a médica Lorete Maria Silva Kotze, uma das fundadoras da Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar), e representantes do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 1% da população mundial sofre de doença celíaca. Causada pela intolerância ao glúten, ela atinge cerca de dois milhões de brasileiros. De acordo com a Acelpar, a doença é autoimune, e afeta o intestino delgado prejudicando a absorção de nutrientes como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. O único tratamento é uma alimentação livre do consumo de glúten por toda a vida. Se não tratada, ela pode levar à morte.