Nota de pesar

sábado, 26 de janeiro de 2019 às 12:00:00
jair cezare.jpg

A direção e os funcionários do Conselho de Nutricionistas da 8ª Região lamentam o falecimento do vereador Jair Cézar de Oliveira, ocorrido no último sábado, 26 de janeiro.

Faz aqui o CRN-8, voto de louvor à sua atuação como legislador interessado na valorização profissional do nutricionista. Promoveu na Câmara dos Vereadores, em setembro de 2005, um Seminário sobre a Atuação do Nutricionista na Prefeitura de Curitiba. Foi um evento marcante com a presença de autoridades e nutricionistas.

Em dezembro de 2006, foi o autor do Projeto de Lei que regulamenta a atuação do nutricionista como Responsável Técnico em todos os programas que envolvam alimentação e nutrição humana no município de Curitiba. Jair Cezar, além de ser o autor da proposta, também a sancionou como prefeito em exercício. A Lei Nº 12.108, foi fundamental para a ampliação expressiva do quadro nutricionistas e, essa mesma lei foi modelo replicado em várias capitais e municípios brasileiros, dando mais legitimidade e espaço profissional a nossa classe.

O vereador Jair Cezar considerou um privilégio poder propor, aprovar e, como prefeito em exercício, sancionar, a lei determina a atuação de nutricionistas em setores como educação, saúde, abastecimento, vigilância sanitária e ação social e a criação de comissões inter setoriais envolvendo diferentes unidades da prefeitura para discussão de políticas relacionadas à alimentação e à nutrição humana.

Nascido em Londrina (PR), veio para Curitiba integrar o 20° Batalhão de Infantaria Blindado (20 BIB) e anos depois, em 1988, foi eleito vereador na capital. Permaneceu na Câmara por seis mandatos, até 2012.