Sistema CFN/CRN analisa Consulta Pública da ANVISA sobre UTIs

terça, 28 de janeiro de 2020 às 15:00:00
WhatsApp Image 2020-01-30 at 13.24.23.jpeg

O Sistema CFN/CRN convidou a Nutricionista Clínica do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dra. Sandra Justino, para analisar a Consulta Pública (CP) 753/2019, da ANVISA, que encerra no dia 17 de fevereiro e trata de alteração da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 7/2010, que dispõe sobre os requisitos mínimos para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A nutricionista Dra. Sandra Justino CRN-8 97, reuniu-se na última quarta-feira, 28 de janeiro, com a diretoria do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região e, em reunião por videoconferência, com a diretoria do Conselho Federal de Nutricionistas, para conversar sobre a RDC 7/2010. A Dra. Sandra também é Presidente do Departamento de Nutrição da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e responsável pela assistência nutricional e dietoterápica da equipe multiprofissional do Centro de Terapia Intensiva–I.

Segundo a Dra. Sandra Justino, é necessário que se inclua o nutricionista como profissional da equipe multiprofissional. “Vim como representante do Departamento de Nutrição da AMIB, trago a aspiração e a ansiedade de centenas de Nutricionistas, de todo o Brasil. Nossa contribuição, enquanto profissionais da área de saúde, nesta Consulta Pública, é destacar a importância da presença do Nutricionista na equipe multiprofissional mínima da UTI. Esta demanda é necessária para que o profissional exerça suas habilidades, conforme é proposto na lei que regulamenta a profissão”. Sandra afirma que o Nutricionista poderá contribuir no tratamento e/ou recuperação do paciente crítico a curto e longo prazo por meio da assistência nutricional e dietoterápica, incluindo a avaliação, diagnóstico, intervenção, monitoramento/aferição dos resultados, reavaliação e registro em prontuário, individualizada a beira do leito, e discutindo diariamente com a equipe multiprofissional.

O Sistema CFN/CRN encaminhará as sugestões e propostas à Plenária do Conselho Federal de Nutricionistas. A presidente do CFN, Rita de Cássia Ferreira Frumento CRN-5 1887, garantiu a análise das solicitações e dos estudos.