Superação na pandemia é tema central em Reunião do CRN-8 Jovem

terça, 02 de junho de 2020 às 14:00:00
jovem1.png

2ª reunião de 2020 do CRN-8 Jovem é realizada virtualmente

O Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região realizou a 2ª reunião de 2020 do CRN-8 Jovem na última terça-feira, 02 de junho, em ambiente virtual, devido as recomendações da Organização Mundial de Saúde em relação aos procedimentos na pandemia da doença Covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2

A reunião contou com 12 participantes, incluindo os membros da Comissão de Formação Profissional (CFP), Deise Regina Baptista CRN-8 699, Nanci Rouse Teruel Berto CRN-8 2127 e Camila Brandão Polakowski CRN-8 6951, além da coordenadora técnica do CRN-8, Carolina Bulgacov Dratch CRN-8 2038. Mônica Dupas Nicolosi CRN-8 192, professora do curso de Técnico em Nutrição e Dietética (TND) do SENAC Centro (Curitiba) também esteve presente, além de alunos e alunas das Instituições de Ensino Técnico e Superior em Nutrição (Faculdades Integradas Espírita, FAPAR, UNICENTRO, FAG, UNIANDRADE, Colégio Estadual Julia Wanderley, Senac Centro, UNNISOCIESC e UNINTER).

O CRN-8 apresentou as ações desenvolvidas pelo Sistema CFN/CRN e pelo CRN-8 e discutiu as experiências dos alunos e professores referente ao processo de ensino-aprendizagem neste momento de isolamento social que estamos vivenciando.

Segundo a coordenadora da CFP, a professora Deise, o período de adaptação tem sido desafiador, “São muitos desafios e superação para alunos e professores continuarem o ensino neste momento de isolamento social. Relatam-se casos de superação, adequação da casa, equipamentos adequados e plataformas para prosseguir com as aulas. As instituições optaram por atividades teóricas neste momento de isolamento, o que não configura Educação a Distância. Houve uma aluna que relatou que a interação não presencial tem sido fenomenal, pois as videoconferências são intensas e aproximaram alunos e professores, que estão interagindo mais. O desafio foi a adaptação às plataformas”.

Durante a reunião relatou-se a importância da prática presencial, como nos estágios, sendo que alunos dos últimos períodos não podem realizar os estágios obrigatórios neste momento, além de se conciliar a situação doméstica. “Algumas alunas são mães e precisam conciliar as atividades de ser mãe, esposa, aluna com as atividades de ensino. Os professores também estão trabalhando mais. É um momento de resiliência e capacidade de adaptação para professores e alunos, além de muita solidariedade nas turmas”, concluiu Deise.

O CRN-8 Jovem

O programa foi criado para aproximar o acadêmico de graduação em Nutrição do Sistema CFN/CRN. Os integrantes do CRN-8 jovem participam de atividades, como campanhas externas realizadas pelo CRN-8, cursos e eventos voltados aos profissionais da área. O aluno é o agente de integração entre o CRN-8 e as Instituições de Ensino Superior.